Tratado de Saragoça

20190422_122509-1

 

Faz hoje 490 anos que foi assinado o Tratado de Zaragoça, 30 anos depois do Tratado de Tordesilhas.
Publico aqui o Mapa onde se podem ver os “meridianos” – que passaram a delimitar a área de exploração, ora Portuguesa, ora Espanhola –  negociados pelos dois países, arqui-inimigos desde a fundação de Portugal.
Apenas num relance de olhos, podemos ver e perceber a magnitude desse tratado, que fazia dos dois países da Península Ibérica os reis do mundo nessa época. Tão longe que estamos desses gloriosos tempos! Gostava de ter agora, à frente dos comandos deste nosso país, um homem que tivesse o calibre daqueles que negociaram estes dois tratados, os do lado português. Mas continuamos nas mãos desta corja de malfeitores, que só olham para o seu umbigo, fingindo, tal qual os crocodilos bem o fazem, preocupação com os portugueses enquanto nos cravam e escarafuncham facas afiadas bem fundo no nosso peito, nos envergonham internacionalmente e não dão o mais pequeno sinal de nos deixarem,  eventualmente, em paz.

Publicado por cristina sottomayor

Tudo o que eu escrevo aqui é um misto de vivências minhas e pura ficção. Mas mesmo na ficção, não consigo deixar de ser inspirada por momentos bons ou maus que vivi ou vi acontecerem à minha volta.

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: